28.6.07

Dúvidas, crianças e Internet...



Mais uma da Mini Barbie...

Eram 15:00 horas. Toca meu celular e recebo a informação da telefonista:

- Sra. Barbie mãe? Um momento que a Sra. Fulaninha do Colégio, quer lhe falar sobre a barbie filha.

Quando alguém da escola de seu filho, que você não faz a mais remota idéia de quem seja, pede pra telefonista te ligar, boa coisa pai ou mãe nenhum esperam. Comigo não foi diferente. Aparentando o maior auto controle, aguardo a transferência da chamada.

- Sra. Barbie mãe? Sou eu, fulaninha do colégio. Tudo bem? Olha queria falar com você. ( A essas alturas eu já estava quase querendo berrar: fala logo criatura, o que é que aconteceu? de onde a barbie filha caiu??)

- A sua pequena está ótima, nada aconteceu com ela. Fique tranquila. O assunto é outro.

- Pois não, disse eu.

- Eu sou da biblioteca do colégio, e a sua filha nos procurou para pegar alguns livros e antes de entregá-los, precisamos da sua autorização.

Eu brincalhona, disse:

- Nossa, ela está procurando um tratado de física nuclear?

A pobre moça, cheia de dedos, evolui:

- (Risos) Não senhora. A sua filha veio até nós, com uma amiguinha, procurando livros sobre sexo. Uma gracinha ela não? Tão desenrolada! A amiguinha toda caladinha, apavorada e ela a barbie filha nos pediu livros que falem sobre sexo, mas foi categórica quando explicou:
- Tia, não quero aqueles que falem das diferenças entre meninos e meninas, porque essas eu já sei. Eu quero algum que me explique o que é SEXO. S - E - X -O. Entendeu? E pode ligar pra minha mãe, porque eu já perguntei pra ela e ela já me explicou, mais eu ainda tenho dúvida. Eu já falei também com outros alunos da minha classe mas não gostei do que eles falaram. Então nos livros eu vou descobrir pesquisando o que eu quero saber. (Viu amiga, não precisa ficar morta de vergonha de falar disso, eu falei, viu...)

A essa altura eu já estava bege e completamente sem saber o que responder pra mocinha da biblioteca. Conversei mais um pouco pra descobrir alguma informação que pudesse ser relevante e disse:

- Vou conversar com ela, mas se elas a procurarem de novo, diga a ela que irei com ela à biblioteca, pegar os livros. E se ela precisar falar comigo por alguma razão, peça para ela me telefonar.

Fiquei passada. O que dizer pra uma barbie na mais tenra infância sobre um assunto assim, onde como pais não temos o manual de até onde eles devem saber nessa idade. No fim, acabei achando bacana, a forma como ela resolveu o assunto, indo diretamente da fonte de conhecimento - a biblioteca. Pensei a tarde toda com os meus botões, liguei pra alguns amigos pra pedir opiniões, à terapeuta dela para me elucidar alguns caminhos e exatamente no início da noite, lá estava eu, na entrada do prédio, fumando um cigarro, aguardando a chegada da pequena infante, da escola. Afinal, esse assunto é um tanto complicado para falar na frente da Barbie Vó, pessoa de outra geração.

- Oi filha.
- Oi mãe! Ih, já sei... (colocando as mãos na frente do rostinho e sorrindo envergonhada). A tia da biblioteca te ligou né?
Eu respondi:
- Ligou sim, filha, mas não precisa se envergonhar não. Agora me fale: o que você quer saber? Que eu não tenha te respondido ainda? Qual a sua curiosidade?
- Sabe mãe, é que a fulana, aquela minha amiga da minha classe, falou pra gente da classe toda, que entrou no GOOGLE e colocou a palavra sexo lá e que viu algumas coisas... E ela falou algumas coisas que você não falou antes mãe. E eu fiquei com um monte de perguntas aqui na minha cabeça, mãe.

Eu rapidamente fiz uma série de perguntinhas bestas pra ganhar tempo de achar as respostas ideais. Expliquei as coisas pra mocinha barbie e quando achei que tudo estava tranquilo e avisei que ela estava devidamente autorizada a retirar os livros apropriados para a idade dela, e me colocando à disposição para ir à biblioteca com ela, veio a seguinte pergunta:

- Mãe, os meninos tem o piu piu pendurado, as meninas tem o buraquinho. O Piu-piu é pra por dentro do buraquinho mãe?
Eu respondi:
- É sim.
- Mãe, mas eu não entendo. Se você disse que sexo é a forma que as pessoas que se gostam e tem intimidade, demonstrar que se gostam, porque eles ficam pelados mãe?
- Eles ficam pelados porque tem intimidade filha. A mamãe não toma banho pelada com você?
- Toma mãe.
- Então. Quando as pessoas tem intimidade, elas ficam peladas filha.
- Então mãe, porque nas bancas de jornal tem gente pelada lá?
- Aquilo é sexo mãe?
- Não filha, não é.
- Mãe, sexo é feio e sujo?
- Não filha, é uma coisa boa, e nada tem de errado ou feio. Quem falou isso pra vc?
- As pessoas no meu colégio mãe. Ninguém pode falar disso. Tem meninas que até apanharam dos pais mãe. Se eu perguntar pro meu pai, também vou apanhar que eu sei.
- Filha, olha. Não é feio, não é sujo e não é ruim. Mas tudo tem a sua hora na vida e é simples assim.
Daí perguntei:
- Você acha bonito, uma pessoa adulta, homem ou mulher, mesmo que seja da família, passarem a mão em você, mesmo que seja no banho?
- Não mãe. Não é bonito. Só quando tomo banho com você é que é bonito.
- Se alguém fizer isso com vc, o que vc tem que fazer?
- Contar pra você mãe. Mesmo que a pessoa fale pra não contar.
- Alguém fez isso com você filha?
- Não mãe. Só você quando vai dar banho em mim. Nem a vovó eu deixo me esfregar de bucha.
- Mãe, então a camisinha serve pra colocar no pim pim que entra no buraquinho? pra evitar ter neném, né?
- É filha. Serve.
- Hum.... Mãe, você faz sexo?

( e fui obrigada a contar uma mentirinha, para não estragar tudo).

- Faço filha. Lembra quando a mamãe namorou?
- Lembro mãe. Você faziaaaaaaaaaaaaaa???
- Todo mundo que gosta de alguém faz.
- Meu tio e minha tia também fazem, mãe?
- Devem fazer filha. Isso é íntimo e pessoal. É como beber água, como matar a fome e dormir.
- Filha, você avisa pra alguém com antecedência quando vai beber água, dormir ou almoçar?
- Não, né, mãe! Nem falo o que eu comi pras pessoas, só quando é muito boa a comida mãe.
Eu sorri e emendei:
- Então, o que é íntimo é assim. As pessoas não falam, porque é uma coisa só sua. E falam só pra algumas pessoas e não pra qualquer um.
- Vamos jantar, mãe? Tô com fome.

Já saiu correndo arrastando a mala e chamando o elevador:

- Mãe, faz um favor? Não fala nada pra minha avó? É um assunto íntimo, né?
- Não, meu encanto, é íntimo e eu não vou falar.

Abriu-se a porta do elevador e sai correndo a garotinha que a instantes atrás parecia uma Meninona Grande.

Respirei fundo e entrei.

O cheiro de bife de panela estava no ar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pais, prestem atenção com os acessos liberados nas máquinas que seus filhos tem contato. A informação chegando sem preparo, causa alguns transtornos para uma criança.
Estamos no século 21, e algumas muitas pessoas, tem o maior pânico sobre sexo. Agora me expliquem leitores:

- Quem é a criatura que diz para os seus filhos que sexo é feio e sujo, enquanto o futuro estamos falando em televisão digital e imagem via satélite?

Talvez por isso e por outras, tenhamos jovens espancando mulheres em pontos de ônibus, e porque se enganaram que ela não era uma prostituta. Tão crianças não? Tão indefesos às cinco da manhã, bêbados e com carro na mão. Coitadinhos. Tão inocentes.

Boa noite pra vocês também.

5 comentários:

Anônimo disse...

BATENDO PALMAS AQUI!!!PARABENS A BARBIE FILHA QUE COMO EU ,VAI A FONTE,OU SEJA, OS LIVROS ,QUANDO O NEGÓCIO É FAZER PESQUISA SÉRIA.QUEM SABE ASSIM NA GERAÇÃO DELA OS ADULTOS AJAM NATURALMENTE E NÃO TENHAM TODOS OS PROBLEMAS SEXUAIS QUE TEM HOJE.A FALSA MORAL E A HIPOCRESIA DE ALGUNS PAIS SEJA UM COMPORTAMENTO EXTINTO.SEXO É FUNDAMENTAL .É NECESSIDADE BÁSICA DE QUALQUER ANIMAL,INCLUSIVE DOS HUMANOS.BJUS DA TIA man...DONNA.

Maestro Alex - BDSM - SSC disse...

já passei por isso...
ela agora tem quase 17...
e agora?

Anônimo disse...

Uma meninona que agente teima em achar ainda pequenina, que acha lindo a intimidade que uma MAE com M maiusculo mesmo,tem com ela ao banha-la......ao mostrar que amar é bom...........que fazer sexo,..........ou amor é natural,é lindo e "limpo" desde q se cuide,que se ame,que se preserve .

Essa menina pequena/grande que ja esta entrando na pre adolecencia e te surpreende com perguntas esta no caminho certo,decobriu que nos livros se tem TODAS as informações,alem de ter uma mãe que da a ela as informações sobre a necessidade de se bem qurer tão necessaria qdo em relações onde essa intimidade se estabelece.

Não poderia esperar outra coisa que não isso de coloca-la a vontade ,pra poder chegar com qualquer duvida,de alguem como você
´parabens

Sua fã
{licia_Kl;.............Dê

Justine® disse...

que nada owww.... te liguei pra perguntar como foi isso com os pimpolhos poww....rs.. Menas.. Menas...rs..

Anônimo disse...

Nossa Jujuba
Lendo aqui e fiquei feliz e triste.
Feliz e boba por literalmente ver a barbie filha passo a passo ate nas carinhas...coisa linda que vc fez mulher...rs
Ela e unica, inteligente, sensivel e linda.
E feliz por seu tato p falar. Talvez o mundo fosse melhor e mais simples se outros pais tivessem o mesmo feeling.
E triste por isso...pq tem pre-adolescente apanhando por ai por apenas desejar saber, conhecer, algo que e natural e humano.Qt dor nao poderia ser evitada?
Beijos Ju e que teu texto seja lido por pessoonas que tem pessoinhas em casa.
Bjs loirao.