27.6.08

Tempo


Eu ando aprendendo a ter tranquilidade. Tem sido curiosa essa experiência, e não gerar grandes expectativas, tem me feito muito bem. Tinha esse péssimo hábito, e venho fazendo esse exercício a algum tempo. O reflexo positivo foi inevitável, de forma que escolhi andar com calma. Ansiedade acontece, claro. Mas controlar a ansiedade, faz parte de um processo. Ando me saindo bem, inclusive.

Mas existem coisas curiosas que acontecem com a gente. Perceber certas particularidades recém descobertas em mim, tem me feito muito bem e me feito rir muito inclusive. Imaginem aquelas situações onde você agiria de determinada maneira - porque esse era o padrão, e hoje age de outra forma. Isso tem acontecido. De maluca destrambelhada, passei a ser a equilibrada coerente. Ok, confesso que muitas vezes me valho desse modelo antigo para conseguir o que quero. Mas quem convive comigo percebe claramente, e ainda tiram chacota da minha carinha loira.

Nunca fui dada a rompantes, é fato. Mas brigava mais do que devia para ter razão, e convivendo com uma pessoa bem bacana de trabalho, aprendi a tentar " amar sem apego". Aquela coisa meio esquisita parecida com algo como: eu só faço o furo, quem mata é deus. Não concordo muito com isso, mas vamos dizer que em alguns momentos funciona.

Decidi por conta dessas coisas todas, que não quero me envolver com alguém e criar essa relação. Não quero dar mais energia a ela, do que ela tem naquele momento. Não quero criar vínculos e expectativas sozinha. Quero que seja um esforço duplo. No seu tempo. No movimento natural da vida. A duas mãos. Como sou muito transparente - e entendam "bem pé na porta", a minha lucidez, ajuda bastante. A parte mais interessante desse processo é que parei de criar expectativas e estou tentando aprender a amar sem apego. Não tenho esperado muito das pessoas. Tenho recebido o que elas me dão e tenho dado o que recebo. Não quero mais sofrer aquela coisa bem chatinha, de ficar esperando isso ou aquilo, e o isso e o aquilo não acontecerem. Consigo hoje, tranquilamente, estar ou não estar. Claro que tem a ver com desejos e tal e coisa. Porém, é bem diferente. Tem sido bom demais, ser movida pelo desejo de estar, de fazer, de vivenciar, de conviver, e não com a espectativa de.....

Se quero estar com aquela pessoa especial, que tem me trazido paz, eu ligo, mando sinal de fumaça, apenas e simplesmente porque quero estar junto daquele ser em especifico. Assim tem sido com os amigos também. Se por acaso eu me apaixonar, eu vou dizer: olha mudaram os sentimentos, ok? E se não estivermos no mesmo pique de sentimentos, azar, paciência.

O que eu não quero, é me podar de viver, estar, e sentir...Não vou ficar matusquelando se devo, ou não devo. Se posso ou não posso. Oras, sou uma pessoa linda, como tantas pessoas lindas, e gostosas mesmo de conviver. Azar de quem não está no mesmo time. Vai perder a oportunidade de viver momentos calmos e de divertimento e tranquilidade. Eu quero viver a alegria, a calma, a tranquilidade de me sentir bem, e o único momento que eu posso de fato escolher essas presenças, são com as minhas relações afetivas. Tanto de afeto, quanto de amizade.

Que tudo o que eu estou dizendo, não seja confundido, com uma vontade latente de putaria franciscana, cheio de momentos de sacanagem, com o maior número de pessoas possível. Ledo engano, é exatamente o contrário. Quero a serenidade de uma única boa companhia. E quero dar e receber a tranquilidade de saber que estamos ali, juntos, naquele momento por escolha, por desejo e por sensações de paz.

A gente força, durante as nossas relações que vão se estabelecendo, a necessidade de " ter que". Tenho que namorar, tenho que ver, tenho que ligar. Não, não temos que nada.

Agora, a questão maior é: Nunca esquecermos da velha máxima - quem não dá assistência, abre a concorrência e perde a preferência!


Um ótimo final de semana! O meu será de frente a uma lareira, comendo foundue, e tomando uma bebidinha gostosa. E por escolha - sem cobertor de orelha!


(Foto do Flirck - álbum de Nicolas Frenay)

2 comentários:

Anônimo disse...

Descobri seu blog a pouco tempo,digo isso por que a leitura me ajudou bastante...escreve maravilhas,Parabéns

Anônimo disse...

Maravilhoso! Algumas coisas são ditas, escritas e lidas na hora certa!